Marcelo Toledo – Mestre de Cerimônias

Jornalista e pós-graduado em Comunicação Empresarial, Marcelo trabalhou nas Editoras Maltese e Moderna, Rádio Bandeirantes e na Revista Circuito Agrícola antes de se especializar em eventos corporativos. Possui mais de quinze anos de experiência em Comunicação Corporativa, tendo atuado como gerente de comunicação do Informa Group para a América Latina por quatro anos. Em 2009 abriu a KOPR Comunicação e Informação Estratégica.

É Mestre de Cerimônias há mais de dez anos e, desde 2014, se dedica a preparar executivos para falar em público, apoiado em sua ampla experiência com eventos, na expertise como Mestre de Cerimônias e apresentador, e adotando metodologia desenvolvida nos EUA e adaptada à realidade do ambiente corporativo brasileiro. Neste período, já foram treinados dezenas de profissionais, entre CEOs, CIOs, COOs, CFOs, controllers, consultores, gerentes e supervisores dos mais variados segmentos, como TI, Mercado Financeiro, Farma e Media.

Ana Paula Marinho – São Paulo/SP

Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue pela Universidade Cruzeiro do Sul, Especialista em Gestão de Projetos pelo SENAC, Mestranda em Administração (Gestão Internacional) na ESPM.

Docente no curso superior de Secretariado e Automação de Escritórios na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – FATEC/SP. Experiência profissional nos setores farmacêutico e automobilístico, em Assessoria Executiva e como Project Support Officer (PSO).

Gestora do Grupo de Estudos Secretariando (SINSESP), Conferencista e Vice-Presidente do Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de São Paulo (SINSESP). Autora e pesquisadora.

Bete D’Elia – São Paulo/SP

Diretora da Toucher Desenvolvimento Humano Ltda. e Coach, com formação pelo IDHL – Instituto de Desenvolvimento Humano Lippi.

Palestrante, instrutora de cursos e consultora de empresas. Autora dos Livros Profissionalismo – Não dá para não ter, As novas Competências do profissional de secretariado, com Edméa Garcia Neiva, pela IOB Thomson. Coautora dos Livros Gestão do Tempo e Produtividade e Coaching e Mentoring. Coordenadora e coautora do livro Excelência no Secretariado.

É graduada em Português/Francês pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Psicologia Universal pelo Psyko Universal Instituto de Desenvolvimento. É professora da Pós-Graduação em Assessoria Executiva da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).

Bruno Américo Ferreira – Macapá/AP

Pós-graduando MBA em Administração Estratégica pela Faculdade Estácio de Sá. Graduado em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Técnico em Administração pela Escola Estadual Prof. Gabriel de Almeida Café – EEPGAC.

Foi membro Fundador, Diretor-Presidente e de Marketing e Comunicação da Elite Empresa Júnior do curso de Secretariado Executivo da UNIFAP (Gestões 2013/2014/2015).

Atualmente, é Secretário de Gabinete no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amapá – CREA-AP. É Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching – SBCoaching. Possui experiência nas áreas de consultoria empresarial, pesquisa de mercado e diagnóstico setorial.

Dra. Carla Tieppo – São Paulo/SP

Neurocientista, pioneira em cursos de extensão em Neurociência no Brasil. Possui título de Doutora em Ciências pela USP. Há 20 anos é professora e pesquisadora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo onde ministra aulas de graduação e pós-graduação sobre o funcionamento do sistema nervoso e suas relações com a mente e o comportamento humano.

Foi também professora da Faculdade de Psicologia da PUC-SP durante 6 anos. Palestrante e consultora, aplica os conhecimentos da Neurociência com o objetivo de favorecer o desenvolvimento humano a partir da interface tangível do conhecimento do cérebro humano e suas potencialidades.

Já proferiu palestras e treinamentos em empresas como Petrobras, Hays, Dow Química e Rede, Correios, INPE, Método Supera e Governo do Estado de São Paulo.

Daniel Luz – Sorocaba/SP

Daniel é especialista em Gestão de Pessoas e Transformação Cultural.  É autor de diversos títulos que influenciaram positivamente a vida de milhares de pessoas, incluindo o livro Insight com mais de 600 mil cópias vendidas. Ele é professor de cursos de pós-graduação em instituições de ensino, entre elas, o Centro Paula Souza e a FAAP, além de colunista em publicações nacionais e internacionais. É vencedor de quatro prêmios TOP RH, promovidos pela ADVB e do prêmio Destaque RH promovido pela editora Gestão & RH, entre outros.

Formado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), com estudos de pós-graduação e mestrado pelo Centro Paula Souza, teve destacada carreira em empresas como ZF-Sachs, Hays Lemmertz e Johnson Controls. Além disso, foi responsável por programas de engajamento de funcionários, mediação sindical, projetos de melhoria contínua, desenvolvimento de pessoas e universidade corporativa, capacitando as organizações para níveis superiores de desempenho.

Denise Zaninelli – São Paulo/SP

Secretária Executiva da Presidência do Grupo Fleury desde 1994. Desde 2009 é professora Universitária de Técnicas Secretariais na Universidade São Judas Tadeu (1ª.  a  3ª. séries).

Especialista em Assessoria Executiva pelo Centro Universitário Uni-Ítalo. Especialista em Gramática da Língua Portuguesa pela Faculdade São Marcos. Especialista em Secretariado Executivo pela Faculdade Ítalo Brasileira. Graduada no curso de Tradutores-Intérpretes, idioma Inglês, pela Faculdade Ibera Americana.

Atualmente é mestranda em Educação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Eliane Gonçalves – São Paulo/SP

Atua como Assistente Executiva há mais de 20 anos em empresas multinacionais como Bridgestone, MWM International, Intel, Colgate e Black&Decker. Atualmente é membro dos Comitês de Ética e de Compliance da Bridgestone do Brasil. Responsável pelo gerenciamento do canal de denúncias, condução de investigações internas e elaboração de relatórios de compliance para a matriz nos EUA.

Dá treinamentos sobre questões de Ética e de Compliance e coordena eventos internos como a Semana de Ética.

É bacharel em Língua e Literatura Inglesas pela PUC-SP, com pós-graduações em Gestão Empresarial pela Universidade Metodista e em Compliance pela Fundação Getúlio Vargas. Tradutora juramentada de Inglês desde 2000.

Ellen Camargo – São Paulo/SP

Possui 12 anos de experiência assessorando executivos em empresas nacionais e multinacionais. É Secretária Executiva da Presidência, implantou e coordena o Pool de Secretárias da Kroton Educacional.

Pós-graduada em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos pela Universidade de São Paulo (USP) e Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).

Enoque Raposo – Boa Vista/RR

É um legítimo representante indígena Macuxi da comunidade Raposa I/TIRSS, onde atua como produtor/elaborador de projetos culturais.

Graduado em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e pós-graduado em Empreendedorismo em Gestão de Turismo pelo The Fullbright Program – Flórida/USA.

Também atua tradutor nas línguas Inglesa e Macuxi. É autônomo e aprimora suas experiências como produtor e articulador cultural em ações conjuntas com a galeria Jaider Esbell, tendo se destacado na pesquisa aplicada e formação de roteiros guiados, em conformidade legal, sobre turismo em áreas indígenas.

Prof. Eugenio Mussak – São Paulo/SP

Médico por formação, dedica-se à Educação há mais de quatro décadas, como professor, autor e empresário. Atua em educação corporativa desde 1998. É Professor da Fundação Instituto de Administração e professor convidado da Fundação Dom Cabral. Autor de pesquisas e 12 livros nas áreas de: Comportamento Humano, Gestão de Pessoas, Liderança, Estratégia e Mudanças Contemporâneas. Criou o conceito da Metacompetência, em livro publicado em 2003.

Membro da diretoria da ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos, foi coordenador do CONARH – Congresso Brasileiro de Recursos Humanos, o segundo maior do mundo. É colunista das revistas Vida Simples, Você S.A e Melhor – Gestão de Pessoas e da Rádio Estadão, onde apresenta o programa “Alternativas”.

Fernando Camargo – São Paulo/SP

É professor no Curso de Pós-Graduação em Assessoria Executiva da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).

Filiado à Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC), palestrante e instrutor de Cursos no segmento secretarial; Membro do Grupo de Trabalho Nacional – GTN e do Comitê Estratégico de Educação do, ambos no SINSESP. Coautor do Livro Excelência no Secretariado, sendo um dos capítulos: O Homem e o Secretariado.

Atualmente, é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração, na FECAP, com Ênfase em Finanças. Pós-Graduado em Assessoria Executiva e Graduado em Secretariado Executivo Trilíngue pela FECAP. Secretário Executivo – SRTE nº 44.508/2008.

Francine Garbelotti – Salvador/BA

Consultora de Imagem, Palestrante e Personal Stylist. Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização em Gestão Empresarial.

Atuou oito anos como Secretária em Organizações Não-Governamentais; especializou-se em Imagem Pessoal e Corporativa, Branding Pessoal e Visual Merchandising.

Atua com um dos seus públicos-alvo, Secretários Executivos, trazendo o Empoderamento da sua imagem e o fortalecimento da sua marca pessoal.

Glòria Gratacòs – Barcelona/Espanha

Natural de Barcelona (Catalunya, Espanha), onde viveu praticamente toda sua vida, a exceção de um período de 1 ano em que se mudou para Edimburgo (Escócia, Reino Unido) para ampliar seus conhecimentos em Língua Inglesa. Cursou os estudos oficiais de Formação Profissional Administrativa e Secretariado de Direção. Além disso, possui Mestrado em Assistant Business Administration pela Universitat Oberta de Catalunya.

Há 15 anos trabalha em Almirall S.A., multinacional espanhola do setor farmacêutico, onde ocupa o cargo de Executive Assistant na Direção de Alliances, Partners Management & Integration Office.

Em 2003 se associou a EUMA (European Management Assistants), atualmente IMA (International Management Assistants). Desde 2009 tem ocupado distintos cargos dentro do Comitê Nacional de EUMA España (Presidente, Deputada Presidente e Tesoureira, na última gestão). É também associada de SEiEM (Secretariat i Empresa), a associação profissional do Secretariado em Catalunya.

Isabel Cristina Baptista – São Paulo/SP

Presidente na Gestão 2016 – 2020 do SINSESP. Atuou em empresas de médio e grande porte. Presidente do Develop – Centro de Desenvolvimento Profissional. Editora da Revista de Gestão e Secretariado (GESEC). Atuou como Conselheira no CONSEMA – Conselho Estadual do Meio Ambiente (Biênio 2012-2014) e é Conselheira Suplente (Biênio 2016-2018).

Idealizadora e gestora do Congresso Internacional de Secretariado – COINS. Autora do Capítulo: “O papel das Entidades de Classe: Dados da história e conquistas atuais”, do Livro Excelência no Secretariado.

Secretária Executiva – SRTE 73/1986 pela Universidade de Taubaté (Unitau), em 1983, antes da regulamentação da Lei de Secretariado. Pós-graduada em Programação Neurolinguística pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

João Bonifácio – São Paulo/SP

Gerente de Projetos certificado pelo PMI desde 2009. Bacharel em Ciências de Computação pela Universidade de São Paulo (USP), Pós-graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Especialista em Gerência pela Escola Mauá de Tecnologia (IMT-Mauá) e em Metodologia de Ensino Superior e Pesquisa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ).

Professor nos cursos de Pós-Graduação em Gestão de Projetos – Praticas PMI, Gestão Estratégica de Portfolio de Projetos & PMO e Gestão Estratégica de Pessoas no SENAC/SP.

Experiência profissional nas indústrias de TI, Telecom, Automação Bancária, Seguros, Farmacêutica, Varejo, Agro Negócios e Full BPO. Atualmente, é PMO Corporativo na Interfile Full Service BPO.

Luana Lopes – São Paulo/SP

Bacharel em Administração pela FMU; Tecnóloga em Automação de Escritórios e Secretariado pela FATEC-SP e Administração de Recursos Humanos pela Uninove. MBA em Excelência em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais pela UNESP.

Palestrante em eventos da FATEC SP e dos organizados pelo Portal das Secretárias com temas que envolvem gestão de carreira, gestão de competências e gestão de projetos. Escritora de artigos sobre administração para os sites: Administradores.com; Mexxer de Portugal; Ramo de Negócios e Portal das Secretárias.

Professora de pós-graduação em Gestão de Projetos em diversas Universidades. Experiência de mais de 10 anos em multinacionais tais como; Braskem, Chubb Seguros, Kumho Tire, Globo TV e Ernst & Young. Experiência em gestão de estatais; Empresa de Planejamento Metropolitano, Secretaria dos Transportes e Metrô de São Paulo.

Lucinea Castro – São Paulo/SP

Secretária Executiva da McKinsey & Company Inc. desde 2003, há mais de 10 anos secretariando dois Sócios Seniores, planejando e organizando a rotina de trabalho e os apoiando em suas funções. Além disso, dá suporte à coordenadora de secretárias no desenvolvimento e implementação de iniciativas estratégicas e no processo de recrutamento e avaliação do time de assistentes.

Antes desta posição, Lucinea residiu em Sydney, Austrália, onde atuou como Assistente Executiva na ASMI Australian Self-Medication Industry. Passou pela Consultoria Arthur Andersen onde atuou por 5 anos e pelo IPT Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Sempre buscando novos desafios, em 2012 frequentou um curso de Matemática. O mergulho na área de Exatas trouxe uma nova perspectiva, ampliou sua habilidade para solucionar problemas e ajudou na criatividade. Para manter sua energia e cultivar network, participa de treinamentos, palestras e conferências na área de Secretariado Executivo.

Lucinea é formada em Letras pela FMU e Pós-Graduada em Assessoria Executiva pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).

Manuela Rodriguez – São Paulo/SP

Secretária Executiva de grandes empresas durante 30 anos. Professora de espanhol em empresas e para particulares, com curso superior no Colégio Miguel de Cervantes e diploma da Universidade de Salamanca, Espanha. Professora de espanhol e de comunicação em português no Centro Universitário Assunção, UNIFAI, por 8 anos.

Possui diversos cursos de atualização, palestras e congressos, entre eles: Graduação em Administração SENAC. PDE para professores na área de Comunicação, SENAC. Cursos de Oratória. Cursos de Comunicação Verbal e Escrita.

Escritora e Autora dos livros: Manual de Modelos de Cartas Comerciais (Ed. Atlas), 25.000 livros vendidos; Manual de Correspondencia del Mercosur (em espanhol), (Ed. Edicon); Comunicação e Objetividade (Ed. Edicon); Comunicação e Correspondência Moderna (Ed. Edicon) e Por Favor, não Massacre a Língua Portuguesa (Ed. Edicon).

Marcela Brito – Brasília/DF

É Secretária Executiva Trilíngue com dez anos de carreira. Especialista em gestão de negócios pela Uninter e tradutora autorizada do escritor argentino Claudio Agüero.

Analista na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, docente nas faculdades UPIS e UNIP, blogueira, Diretora da Iventys Educação Corporativa, consultora de carreira com experiência em treinamentos na área de atendimento ao cliente, secretariado executivo, marketing pessoal e liderança.

Autora do livro: Secretariado intercultural: como auxiliar empresas e profissionais em negócios no exterior e cofundadora do Comitê de Secretariado Executivo do DF.

Marlene de Oliveira – Curitiba/PR

É graduada em Secretariado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1988) e possui Mestrado em Integração Latino-Americana pela Universidade Federal de Santa Maria (2002).

É professora concursada no IFPR, coordenadora dos cursos Tecnólogo em Secretariado e Pós-graduação em Gestão e Negócios; Professora conteudista para o programa E-Tec Brasil. Parecerista da Editora Ibpex, parecista da Revista de Gestão e Secretariado (GESEC), parecerista da UEL para projetos na área de Secretariado. É avaliadora do INEP para cursos de graduação em Secretariado, RH, Eventos presenciais e a distância.

Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Secretariado, atuando, principalmente, nos seguintes temas: técnicas secretariais, secretariado, eventos, gestão, promoção, cerimonial e protocolo. Coautora da coleção Manual do Profissional de Secretariado, em 4 volumes, Ed. Intersaberes. Autoria de material didático para Ead/IFPR com os temas: Técnicas Secretariais I, II, Introdução a eventos, Cerimonial e Protocolo.

Maria do Carmo Todorov – São Paulo/SP

Mestre em Administração – Gestão de Projetos. Especialista em Informática em Educação e em Formação de Docentes para o Ensino Superior. Bacharel em Administração e Tecnóloga em Secretariado.

Gestora Editorial da Revista de Gestão e Secretariado (GESEC).

Professora do Curso de MBA em Gestão Pública e Gestão de Negócios da Uninove.

Secretária há mais de 30 anos.

Moacir Rauber – Florianópolis/SC

Moacir Rauber acredita que tem “Muitas razões para viver bem!” porque “Melancolia não dá Ibope”. Também considera que a “Disciplina é a Liberdade” que lhe permite fazer escolhas conscientes, levando-o a viver de forma a “Fazer tudo que possa compartilhar com os pais e que tenha orgulho de contar para os filhos”.

É Bacharel em Secretariado Executivo, fez MBA em Marketing, tem mestrado em Gestão de Recursos Humanos pela UMinho – Portugal e em Engenharia de Produção pela UFSC e faz doutorado em Ciências Empresariais na Europa, além de larga formação complementar. Tem formação internacional em Coaching Executivo Organizacional reconhecido pela FIACE e pela ICC.

Autor dos Livros: Olhe mais uma vez! Em cada situação novas oportunidades (2010); Perguntar não ofende… Uma abordagem de coaching para o profissional de Secretariado (2013); Superação, a marca do Ser Humano! (2013); Ladrão de si mesmo (2016); No reino de logo ali ao lado (2017, in-press).

Nayara Bermudez – Nova Iorque/Estados Unidos

É Bacharel em Secretariado Executivo pelo Centro Universitário Uninter (2014), registro SRTE/MG nº 2617 e licenciada em Letras pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2011). Professora de Inglês certificada pelo TOEFL (Teste de inglês como língua estrangeira) e TOEIC (Teste de inglês para comunicação internacional).

É Secretária Executiva Trilíngue do Banco Itaú Nova Iorque e Correspondente Internacional do Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de São Paulo (SINSESP).

Idealizadora da plataforma interativa digital Brazilian Executive Assistants (BEA) que visa o desenvolvimento das habilidades linguísticas e multiculturais do profissional administrativo e de Secretariado.

Odete Reis – São Paulo/SP

Secretária Executiva Trilíngue: Alemão, Inglês e Português por trinta anos em empresas multinacionais: Mahle/Behr, Aventis/Sanofi e Hoechst/AgrEvo, nas quais adquiriu vasto conhecimento do mundo corporativo.

MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo.

Ministra palestras e cursos nas áreas de Secretariado Executivo e Educação Financeira Comportamental. Coautora do Livro Excelência no Secretariado (2013), com o capítulo “Diga SIM para você, para seu dinheiro e realize seus sonhos!”.

É colaboradora da TV Diário, afiliada da Rede Globo e Rádio Metropolitana AM 1070 em Finanças Pessoais.

Regina Rezende – Rio de Janeiro/RJ

Proprietária da empresa de consultoria e formação English for Secretaries, professora de inglês há mais de 25 anos, consultora e palestrante.

Graduada em Relações Públicas pela Universidade Anhembi Morumbi e graduanda em Gestão de RH pela Universidade Estácio de Sá, Regina possui vasta experiência na área de Secretariado, já tendo atuado em multinacionais em várias áreas ao longo de seus mais de vinte anos e cinco anos de carreira.

Também é coautora do livro Excelência no Secretariado, onde escreveu o capítulo “Mitos e Dicas para o ensino de inglês para Secretariado”. Recentemente, foi Supervisora de Voluntários dos Jogos Rio2016 na área que atendia a todas as delegações na Vila Olímpica e isso ampliou mais ainda sua visão multicultural do mundo.

Ronaldo Froes

Doutor em Educação pela PUC-SP, Mestre e Graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário FECAP. Atualmente é Pró-Reitor de Graduação da FECAP e Professor Colaborador da Faculdade FIA de Administração e Negócios. Tem experiência nas áreas de Controladoria, Auditoria e Contabilidade Internacional, atuando com os seguintes temas: harmonização das práticas contábeis, sarbanes-oxley act e controles internos, tanto em pesquisa como em atuação profissional em empresas nacionais e multinacionais.

Dra. Rosimeri Sabino – Aracaju/SE

Bacharel em Secretariado Executivo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Especialista em Educação a Distância pela Universidade Gama Filho, Especialista em Avaliação do Ensino e Aprendizagem pela Universidade do Oeste Paulista, Mestre em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe.

Docente em Secretariado Executivo na Universidade Federal de Sergipe, atuou no ensino superior e técnico na área de Administração, com ênfase em funções de assessoria executiva nos segmentos públicos e privados.

Autora e pesquisadora em Secretariado.

Simara Rodrigues – Brasília/DF

Sócia-fundadora da empresa SecGlobal – Secretariado sob Demanda, Coordenadora e Docente do curso de graduação em Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Paulista (UNIP) – Campus Brasília.

Blogueira, idealizadora e co-fundadora do Comitê de Secretariado Executivo do DF, membro do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Secretariado (GPISEC), da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Coautora do livro: Os Segredos para o Sucesso pessoal e Profissional.

Certificada no curso “Cenário e Atuação em Relações Institucionais” pelas Instituições PUCSP/IAG PUC/UFMG, pós-graduada MBA em Gerência de Projetos pela Escola de Administração e Negócios (ESAD) e Bacharel em Secretariado Executivo pela UPIS. Atuou por 17 anos na assessoria de executivos de alta Direção.

Solange Giorni – Belo Horizonte/MG

Mestre em Gestão do Capital Humano, Pós-Graduada em Administração de Recursos Humanos e em Metodologia do Ensino Superior. Além disso, bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue, Coordenadora de cursos de Secretariado e Professora Universitária. Secretária Executiva durante 30 anos atuando em empresas públicas e privadas. Consultora, palestrante e conferencista.

Autora dos livros: Consultoria: um pilar do profissional de Secretariado e Profissional de Secretariado na Coordenação de Eventos.

Susana Casanova – Lisboa/Portugal

É doutoranda em Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL. Master Internacional em Gestão e Organização de Eventos, Protocolo, Cerimonial e Relações Institucionais (2010). É pós-graduada em Protocolo e Cerimonial (2004). Pós-graduada em Assessoria Empresarial (2002) e em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos (2003). É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (1996) pela Universidade Autónoma de Lisboa.

É formadora e consultora desde 2005 nas áreas do protocolo, dos eventos, da imagem profissional, da assessoria e do secretariado e da comunicação intercultural. Neste âmbito tem experiência internacional no Brasil, em Angola e no Líbano, bem como com formandos dos PALOP, de vários países da União Europeia e da América do Sul.

Integra o corpo docente da Universidade Europeia desde 2007, lecionando atualmente apenas em pós-graduação e até setembro de 2015 em diversas licenciaturas. É coordenadora da Pós-graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos. É coautora do Manual de Protocolo Empresarial publicado pela LIDEL, em outubro de 2015.

Walkíria Gomes de Almeida – São Paulo/SP

Mestre em Administração, com concentração em Gestão Internacional pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Especialista em Gestão Empresarial pela FECAP.

Conselheira do Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de São Paulo (SINSESP), Gestão 2016-2020. Diretora da empresa PhorumGroup, consultora da Toucher Desenvolvimento Humano, facilitadora de cursos na Unisescon- Universidade Corporativa do SESCON – Sindicato das Empresas Contábeis do Estado de São Paulo e no SIEEESP- Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo.

Coautora do livro Excelência no Secretariado, Editora Ser Mais. Possui 30 anos de experiência como Secretária Executiva de empresas de grande porte. Uma das idealizadoras do projeto “Curso Preparatório para Docência na Área de Secretariado”, de 2016.

Compartilhe!