Anais do Congresso Internacional de Secretariado – COINS

O COINS 2017 teve como tema “O Empoderamento do Secretariado: Protagonizando o Presente e o Futuro” e aconteceu entre os dias 26 e 28 de outubro, na capital São Paulo. Participaram do evento 503 profissionais, estudantes e pesquisadores.

Ao longo dos três dias 31 palestrantes/facilitadores abrilhantaram a agenda do Congresso, contribuindo para que ele se consolide como o maior evento do Secretariado consagrado pelo próprio público participante.

O COINS, promovido pelo SINSESP (Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de São Paulo) e pelo DEVELOP (Centro de Desenvolvimento Profissional), contou com a presença de 22 estados brasileiros (Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo) e Distrito Federal, bem como dos países: Chile, Espanha, Estados Unidos da América e Portugal.

Desde a sua primeira edição, em 2011, tem-se dado especial atenção aos aspectos científicos que permeiam a profissão, mas somente em 2013, na segunda edição, foi que se dedicou um espaço específico da programação para a apresentação de artigos científicos.

De lá para cá muitos trabalhos já foram apresentados e isso nos motiva e incentivar ainda mais a produção, apresentação e divulgação de tais estudos. Inclusive, publicou-se vários artigos apresentados no COINS na GeSec – Revista de Gestão e Secretariado.

Na edição de 2017 recebeu-se 27 trabalhos, dos quais 13 foram aprovados, sendo: 10 para apresentação oral, conforme previsto nas normas, e outros 3 para o formato pôster. Os 10 melhores artigos aprovados foram indicados para o Fast Track das Revistas Científicas “Gestão e Secretariado” e “Expectativa” e ainda publicados nos Anais do evento.

A Comissão Avaliadora da ABPSEC também pontuou os trabalhos e os 3 melhores receberam menções honrosas no evento:

1º lugar: ATRATIVIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO COM ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO – Emiliano Sousa Pontes, Roberto Cunha Ferreira, Régis Barroso Silva e Cibele Barsalini Martins

2º lugar: SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL: ASPECTOS DA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM SECRETARIADO EXECUTIVO – Emiliano Sousa Pontes, Sandra Maria dos Santos, Daniela Giareta Durante e Cibele Barsalini Martins

3º lugar: CONSULTORIA EMPRESARIAL: UMA OPÇÃO DE CARREIRA PARA O SECRETÁRIO EXECUTIVO? – Sônia Regina Amorim Soares de Alcântara e Washington Carlos Ribeiro Pereira

Como parceira em todo esse processo não se pode deixar de agradecer à Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC), em especial, à Dra. Emili Barcellos Martins Santos, Presidente na Gestão 2015-2017.

No link Edição Atual você terá acesso a todos os artigos completos aprovados e apresentados no COINS. Desejamos a todos uma boa leitura e esperamos que os trabalhos publicados possam servir de inspiração para futuras pesquisas e, consequentemente, para o fortalecimento da cientificidade da área secretarial brasileira e, finalmente, para o desenvolvimento de nossa profissão!

Compartilhe!