Facilitadores

Dr. Augusto Dutra Galery – São Paulo/SP

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1997), Mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP (2005) e Doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo – USP (2014). Atualmente, é pós-doutorando em Psicologia Social na USP. É professor assistente da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP e professor convidado do curso de Mestrado Profissional e do CEAG da Escola de Administração de Empresas de São Paulo/FGV. Foi coordenador por 5 anos do Centro de Estudos DIVERSA, do Instituto Rodrigo Mendes. Tem experiência na área de Inclusão Social e Psicologia social, do trabalho e organizacional, em especial nos campos da psicossociologia.

Claudius D’Artagnan – São José dos Campos/SP

Claudius D’Artagnan é graduado em Administração de Empresas pelo OGE/SP, pós–graduado em Administração Empresarial pela UNITAU/SP, pós–graduado em Recursos Humanos pela UNITAU/SP, Especializado em Gestão da Qualidade pela J.U.S.E. (Japanese Union of Scientists and Engineers) e  Professor universitário. Diretor da Propar Empresarial. Autor de vários livros na área de Educação Corporativa, dentre eles: Aprenda a Empreender… Antes que o mercado exija! (2018).

Érika Martín – Madrid/Espanha

Atuação em empresa de pequeno, médio e grande porte, além de multinacionais na Espanha e na Alemanha. Passou pelos setores de atenção ao cliente, recepção, administrativo, marketing até que um dia aterrissou em Direção Geral, dando suporte ao CEO e ao Diretor Comercial e de Marketing da Região EMEA, onde lá ficou por mais de 10 anos. É autora do blog pessoal “Anécdotas de Secretarias”, que tem por objetivo divulgar histórias de humor sobre o dia a dia nos escritórios. Tem se dedicado a orientar e mentorizar de forma personalizada aqueles profissionais que desejam potencializar as habilidades pessoais e profissionais nas empresas.

Prof. Fábio Gomes Rocha – (Aracaju/SE)

Doutorando em Educação na Unit, Mestre em Ciências da Computação – UFS, Professor Adjunto 1 do Departamento de Computação da Universidade Tiradentes e pesquisador em Engenharia de Software, Software Livre, Educação a Distancia e tecnologia educacional, com experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Desenvolvimento de Sistemas Para Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia da informação, engenharia de software, educação a distancia e educação. Possui certificação Scrum Master e Scrum Professional pela ScrumAlliance. É editor-chefe da Revista Interfaces: Exatas e tecnológicas. É membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e membro do Comitê Gestor da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CE-SI) da SBC. Desde 2018, é avaliador de cursos superiores em Computação e Informática no Ministério da Educação (MEC).

Fernando Andrade – São Paulo/SP

Palestrante, professor e conferencista, tem como tema principal a utilização eficaz da tecnologia no dia a dia das pessoas. É analista de sistemas pela IBM, engenheiro civil pela Universidade Mackenzie e diretor de Pessoas e Tecnologia. Autor de vários livros publicados pela editora Nobel, com o apoio da revista Você S.A. Há alguns anos resolveu aproveitar seu conhecimento sobre tecnologia e viajar pelo mundo na companhia dos melhores aplicativos para celulares. Suas experiências estão compartilhadas no blog www.pessoasetecnolgia.com.br/viagens.

Jefferson Sampaio – Brasília/DF

Mestre em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Docência do Ensino Superior, licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Brasília e graduado em Secretariado Executivo Bilíngue pela Faculdade Jesus Maria José. Atualmente, é professor da educação básica, técnica e tecnológica do Instituto Federal de Brasília (IFB) e coordena o Curso Superior de Tecnologia em Secretariado da instituição. É membro conselheiro do Comitê de Secretariado Executivo do DF – COMSECDF. Realiza pesquisas na área de secretariado, assessoria, metodologias ativas, educação em direitos humanos, educação para a cidadania e educação de jovens e adultos.

Kellen Torres – Brasília/DF

Secretária Executiva Trilíngue no Conselho Federal de Contabilidade, com 10 anos de experiência. Formada pela UPIS, MBA em Assessoria e Secretariado Executivo pelo Centro Universitário Internacional Uninter e Mestranda em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento pela Universidad Internacional Iberoamericana. Fundadora da empresa Torres Secretariado Remoto e Treinamentos. Professora, blogueira e defensora do reconhecimento e valorização da profissão de Secretário Executivo.

Lala Deheinzelin – (São Paulo/SP)

Futurista, Pioneira em economia criativa e colaborativa e Criadora da Fluxonomia 4D. Destaque entre as 3 top futuristas da América Latina. Indicada como uma das 100 mulheres do mundo que estão cocriando um futuro colaborativo. Trabalhos realizados em quatro continentes numa trajetória por todos os setores: cultura, corporações, governos, ONGs instituições de fomento, ONU, redes colaborativas. Atua como assessora em inovação (produtos e processos de para adequar instituições aos novos tempos). Prepara profissionais em sua metodologia própria: a Fluxonomia 4D ( futurismo + novas economias). Futurista desde os anos 1990. Criadora do movimento “Crie Futuros”. Fundadora do Núcleo de Estudos do Futuro da PUC/Millenium Project ONU. Publicou livros e artigos sobre Futuro e Economia Criativa em vários países.

Michelle Soares – Brasília/DF

Mestranda em educação na Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Gestão Universitária pela mesma Universidade, MBA em Assessoria Executiva pelo Centro Universitário Internacional Uninter, bacharel em Secretariado Executivo e licenciada em Educação Profissional e tecnológica pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). Coordena o curso de Secretariado Executivo Bilíngue do UniProjeção – Taguatinga/DF. Colunista na Revista Executiva News de São Paulo. Há 8 anos secretária executiva na UnB e professora de Secretariado na educação técnica e superior. Membro do Comitê de Secretariado Executivo do DF.

Dra. Patrícia Stafusa Sala Battisti – Toledo/PR

Doutora em Administração pela Universidade Positivo (UP/PR), Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/SP). Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste/PR). Professora do Curso de Secretariado Executivo e da Pós-Graduação em Assessoria Executiva e Assessora Pedagógica da Unioeste/Campus de Toledo/PR. É vice-líder do Grupo de Pesquisa em Secretariado Executivo Bilíngue (GPSEB) e membro fundador da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC).

Rosimeri Ferraz Sabino

Bacharel em Secretariado Executivo, Doutora em Educação. Docente em Secretariado Executivo na Universidade Federal de Sergipe, atuou no ensino superior e técnico na área de Administração, com ênfase em funções de assessoria executiva nos segmentos públicos e privados. Autora e pesquisadora em Secretariado.

Susan Berkley – Nova Iorque/EUA

Susan Berkley é uma especialista americana em comunicação e autora de “Speak To Influence: How To Unlock The Hidden Power of Your Voice”. Uma top voice over artist, fundadora da The Great Voice Company, oferecendo treinamento em comunicação de liderança para indivíduos e empresas em todo o mundo. Outras informações em seu site: www.greatvoice.com. Ela recebeu seu certificado como psicossocioterapeuta da Faculdade Trilógica Keppe-Pacheco em São Paulo, Brasil, e aplica o método terapêutico Keppean em seus workshops para ajudar os participantes a superar bloqueios e falar com eloquência, clareza e confiança. Mora em Nova York, viaja com frequência para o Brasil e é fluente em português.

Dr. Valdemar W. Setzer – São Paulo/SP

Foi um dos pioneiros no ensino e pesquisa em Ciência da Computação no Brasil. É Professor Titular Sênior do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME). Foi professor visitante nas Universidades do Texas em Austin, USA, e de Stuttgart na Alemanha. Exerceu inúmeros cargos de direção na USP, tendo sido o fundador do Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP e do Centro de Ensino de Computação do IME. Tem 12 livros publicados no Brasil e no exterior, destacando-se Meios Eletrônicos e Educação: uma visão alternativa (Ed. Escrituras) e Bancos de Dados: aprenda o que são, melhore seus conhecimentos, construa os seus (Ed. Edgard Blücher). Atuou como consultor em inúmeras empresas, entre elas o SERPRO, a PRODESP e a PROMON. Tem  exercido intensa atividade como palestrante em assuntos educacionais, científicos e filosóficos. Ver artigos e material em seu site: www.ime.usp.br/~vwsetzer

Zelda La Grange – Joanesburgo/África do Sul

Zelda La Grange nasceu na África do Sul do apartheid. Ela iniciou sua carreira em 1992 no Department of State Expenditure (Departamento de Despesas do Estado) e, em 1994, se candidatou a uma vaga no gabinete da primeira Presidência democrática. Em 1999, o Presidente Mandela selecionou-a cuidadosamente entre sua equipe pessoal para continuar a assisti-lo em sua aposentadoria. Junto com o Professor Jakes Gerwel, Zelda foi a única membro do então Escritório Pós Presidencial de Nelson Mandela e onde a Fundação Nelson Mandela foi estabelecida. Ela assistiu o Presidente Mandela em várias funções ao longo de 19 anos, sendo como Assistente Executiva Pessoal, Porta Voz, Gerente de Relações com Stakeholders, entre outras até a morte dele em 5 de dezembro de 2013. Ela foi reverenciada por muitas organizações pela dedicação e prestação de serviços a Nelson Mandela. Atualmente ela atua em várias áreas, tais como patrona da Fundação Sul Africana “First for Women”, diretora não-executiva da ONG “Healing Hands” e atua, anualmente, como coordenadora do “Bikers for Mandela Day” onde ela homenageia e difunde as lições aprendidas com seu ex-chefe. Publicou suas memórias, em 2014, intitulada “Bom dia, Sr. Mandela!”, onde ela compartilha sua vida, narrando a estória de amor e esperança e a dimensão do impacto em sua vida ao servir Nelson Mandela por 19 anos.

Compartilhe!