Normas para Submissão de Trabalhos

Informações gerais e submissão

Serão aceitos trabalhos completos e resumos expandidos (pôsteres) resultantes de estudos teóricos ou teórico-empíricos desenvolvidos no âmbito do Secretariado.

Os trabalhos deverão ser redigidos em Língua Portuguesa, com redação e ortografia adequadas.

Eles deverão ser inéditos, não tendo sido publicados sob qualquer forma impressa ou eletrônica, devendo assim permanecer até o término do evento.

Serão permitidas até 3 (três) submissões de trabalhos por autor e, no máximo, quatro autores para cada artigo/resumo expandido.

As submissões serão aceitas até o dia 30 de junho de 2019, pelo site: www.revistagesec.org.br.

Para enviar trabalhos via site da Revista é necessário que os autores tenham prévio cadastro: clique aqui {+}

Estruturação e formatação (Trabalho Completo)

A submissão do trabalho completo deve ser feita mediante o envio de um arquivo [doc. ou docx.] contendo:

Título
Letras maiúsculas, centralizado na página, negrito.

Resumo
Entre 10 e 15 linhas, justificado na página. O texto deverá iniciar na mesma linha do item, contemplando objetivos, problemática, justificativa, abordagem teórica, metodologia e principais conclusões.

Palavras-chave
Apresentar três palavras-chave, separadas por ponto.

Introdução
Constar apresentação do tema, problemática (com questão de pesquisa), objetivos, justificativa e estrutura do texto.

Referencial Teórico
Discorrer em torno do aporte teórico utilizado para fundamentar o estudo.

Procedimentos Metodológicos
Detalhar todos os métodos e técnicas de pesquisa utilizados na realização do estudo.

Resultados e discussões
Apresentar os dados e resultados obtidos interpretando-os a luz do referencial teórico. Podem ser usadas ilustrações (figuras, quadros, tabelas, gráficos) para complementar as explicações desde que não repitam os dados já descritos no texto.

Considerações Finais
Deixar claro o que se obteve com os objetivos delineados e a investigação realizada, além de apresentar as contribuições do estudo para o Secretariado.

Referências
Listar todas as citadas no texto, de acordo com as normas da APA.

Formatação Geral do Trabalho Completo

O trabalho completo deverá obedecer às normas de formatação. Anterior à avaliação do conteúdo será verificado o cumprimento da formatação exigida e em caso de descumprimento de uma das normas o trabalho será automaticamente rejeitado.

Papel: A4 (29,7 x 21 cm);

Editor de texto: word for windows;

Margens: superior: 3 cm, inferior: 2 cm, esquerda: 3 cm, direita: 2 cm;

Fonte: Times New Roman, tamanho 12;

Espaçamento entre linhas: simples;

Parágrafo: sem paginação;

Número de páginas: mínimo de 08 (oito) e máximo de 16 (dezesseis), incluindo ilustrações, bibliografia e nota de final de texto;

Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;

Ilustrações, tabelas e gráficos: toda forma de representação utilizada no trabalho deverá ser nomeada (título e origem) de acordo com as normas da APA vigentes. Usar Excel ou Power Point, vinculados ao Word, com texto em fonte Times New Roman, corpo 10;

Citações e referências bibliográficas: as citações deverão ser inseridas no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte, a data de publicação e o número de página (se for o caso), conforme normas da APA. As referências bibliográficas completas do(s) autor(es) citado(s) deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da APA;

Obedecer às demais normas da APA.

Estruturação e formatação (Resumo Expandido – Pôster)

A submissão do resumo expandido deve ser feita mediante o envio de um arquivo contendo:

Título
Letras maiúsculas, centralizado na página, negrito.

Introdução
Constar apresentação do tema, problemática (com questão de pesquisa), objetivos, justificativa e estrutura do texto.

Referencial Teórico
Discorrer em torno do aporte teórico utilizado para fundamentar o estudo.

Procedimentos Metodológicos
Fazer breve apresentação dos métodos e técnicas de pesquisa utilizadas na realização do estudo.

Resultados e discussões
Apresentar os dados e resultados obtidos interpretando-os a luz do referencial teórico. Podem ser usadas ilustrações (figuras, quadros, tabelas, gráficos) para complementar as explicações desde que não repitam os dados já descritos no texto.

Considerações Finais
Deixar claro o que se obteve com os objetivos delineados e a investigação realizada, além de apresentar as contribuições do estudo para o Secretariado.

Referências
Listar todas as citadas no texto, de acordo com as normas da APA.

Formatação Geral do Resumo Expandido

O resumo expandido deverá obedecer às normas de formatação discriminadas abaixo.

Papel: A4 (29,7 x 21 cm);

Editor de texto: word for windows;

Margens: superior: 3 cm, inferior: 2 cm, esquerda: 3 cm, direita: 2 cm;

Fonte: Times New Roman, tamanho 12;

Espaçamento entre linhas: simples;

Parágrafo: recuo de 1,5cm, sendo o texto justificado na página;

Número de páginas: mínimo de 3 (três) e máximo de 6 (seis), incluindo ilustrações, bibliografia e nota de final de texto;

Paginação: sem paginação;

Ilustrações, tabelas e gráficos: toda forma de representação utilizada no trabalho deverá ser nomeada (título e origem) de acordo com as normas da APA vigentes. Usar Excel ou Power Point, vinculados ao Word, com texto em fonte Times New Roman, corpo 10;

Citações e referências bibliográficas: as citações deverão ser inseridas no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte, a data de publicação e o número de página (se for o caso), conforme normas da APA. As referências bibliográficas completas do(s) autor(es) citado(s) deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da APA;

Obedecer às demais normas da APA.

Apresentação no COINS 2019

– Será convidado para apresentação oral no evento um dos autores de cada um dos 10 melhores trabalhos completos submetidos e aprovados, conforme cronograma informado posteriormente.

Apresentação Oral
– Tempo: o tempo disponível para cada apresentação oral será de 15 min + 5 min para eventuais discussões;
– Equipamentos: estará disponível um microcomputador e um aparelho de projeção em cada sala de apresentação;
– Certificados: os certificados de apresentação serão entregues no dia do evento.

Apresentação Pôster
– Os trabalhos selecionados para apresentação no formato pôster serão apresentados por, pelo menos, um dos autores, durante a Expo COINS;
– O pôster deverá ter 1,0 m de altura por 0,7 m de largura. Será aceito apenas um pôster por trabalho.
– Deverão constar da estrutura do pôster: título do trabalho, nomes dos autores e instituição de vínculo, introdução, referencial teórico, procedimentos metodológicos, resultados e considerações finais e principais referências;
– Os pôsteres deverão ser disponibilizados à comissão organizadora para exposição no dia 17/10, das 16h às 17h.

Comissão científica e avaliação dos trabalhos

O processo de avaliação dos trabalhos, bem como divulgação dos resultados é de responsabilidade da GeSec – Revista de Gestão e Secretariado e será coordenado pelo Gestor Editorial e pela Editora Científica. Os casos omissos que surgirem durante o processo serão avaliados e resolvidos pelo referido periódico.

Cada trabalho será avaliado por, pelo menos, dois avaliadores, que emitirão parecer qualitativo do texto com base nos critérios do evento e que, posteriormente, serão enviados ao autor principal. A avaliação será realizada pelo sistema Double Blind Review, garantindo o não reconhecimento da autoria do texto bem como dos pareceres.

Critérios de avaliação:

• Contribuições do estudo ao avanço do conhecimento no campo secretarial;

• Relevância das temáticas propostas, evidenciando pertinência aos objetivos do evento;

• Contemplação de pesquisa teórica ou empírica no âmbito do secretariado e seus resultados;

• Consistência teórica; pontuando as principais questões que norteiam o trabalho;

• Harmonia entre questões e abordagens teóricas, apresentando domínio teórico-argumentativo que evidencie a consistência do trabalho;

• Clareza e coesão do trabalho. Revelando precisão, correção e estilo do texto, com obediência ao padrão da escrita científico-acadêmica;

• Aspectos metodológicos da pesquisa descritos e adequados para os objetivos do estudo;

• Pertinência e abrangência das conclusões;

• Referências utilizadas adequadas e atualizadas.

A avaliação do trabalho também compreende a atribuição de uma nota, podendo variar de zero a dez. Será feita a média aritmética das notas que será usada para concessão de menção honrosa.

Menção honrosa

A GeSec concederá menção honrosa ao(s) autor(es) dos três trabalhos que receberem as melhores avaliações no evento.

Categoria artigo: dia 17/10, às 17h.

Categoria pôster: dia 19/10, 9h30.

– Todos os artigos aprovados pela comissão avaliadora e apresentados no evento (oralmente ou no formato pôster) serão publicados nos Anais do COINS 2019.

Cronograma

Prazo para submissão de trabalhos

Até 30 de junho de 2019.

Avaliação dos trabalhos

De 1º de julho a 31 de agosto de 2019.

Divulgação dos resultados

– O resultado será divulgado no dia 1º de setembro de 2019.

– Inscrição de autores no evento:

Os autores poderão se inscrever no evento até o dia 16 de outubro de 2019, sendo o valor da inscrição o correspondente ao da data 03 de março de 2019.

Compartilhe!